Carlos Roberto -  CRS Palestrante

A vida,  os sentimentos e impressões em prosa e verso

Textos

TIETÊ  CIDADE  DOS APELIDOS

Cada cidade tem sua peculiaridade.

Tietê, rincão paulista de muita gente boa,  é famosa, entre outras coisas, por colocar apelido em todo  mundo. Lá viveu o saudoso Dr. Tito Bonilha, advogado com uma capacidade invejável quando se tratava de Tribunal do Júri.

Ele contava os casos jurídicos em que trabalhou sempre com uma boa dose de humor.

Mas foi ele mesmo quem contou sobre o fato de que em Tietê todo mundo acaba ganhando apelido e até contou este causo:

Um viajante que sabia dos apelidos tremendos que lá existem, tais como Pataca, Preá, Jacaré, Bitelo, Pé de Garrafa e etc, prometeu que não iria ganhar apelido algum.

Hospedou-se num hotelzinho humilde e resolveu passar os três dias que teria que ficar na cidade, totalmente recluso.

O homem deixava aberta a janela de seu quarto e de vez em quando saia para espiar o movimento. No segundo dia o viajante estava certo de que sairia dali sem ganhar apelido algum.

Um velhinho que não saia da praça conversava com outro aposentado, quando passou um funcionário do hotel que estava chegando para o seu turno de trabalho, então perguntou com indisfarçável curiosidade: Quem é o cuco que sai toda hora naquela janela?

No dia seguinte, dia da partida, o homem  que havia pedido para ser acordado, escuta o interfone tocar e ao atender ainda meio sonolento ouviu a seguinte  mensagem: Senhor Cuco, já são seis e meia!

Estava criado mais um apelido em Tietê.

Carlos Souza
Enviado por Carlos Souza em 18/02/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras